sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Dicas Embelleze #3

Dicas para acabar com os mitos sobre cabelos oleosos


Só os cabelos lisos é que são oleosos. 
Mentira. Geralmente os cabelos finos, lisos e com pouco volume tendem a ser oleosos. Mas cabelos grossos e com caracóis também podem sofrer com do mesmo problema: oleosidade no couro cabeludo. A diferença é que os caracóis ou ondulações e o frizz impedem que a gordura natural do couro cabeludo seja espalhada pelo comprimento dos fios, concentrando-se apenas na raiz. 

Lavar os cabelos todos os dias piora o problema.
Mentira. Só a lavagem diária pode diminuir a oleosidade natural dos fios. Ao lavar os cabelos todos os dias, a oleosidade diminui, assim como o aspeto de “não lavado”. Mas há técnicas para lavar o cabelo, assim como produtos específicos para cabelos oleosos.

Shampoos adstringentes (à base de frutos cítricos) ajudam a diminuir a oleosidade.
Verdade. Estes shampoos apresentam uma maior quantidade de lauril, (agente que trabalha na extração de resíduos do cabelo), que ajuda a diminuir a oleosidade dos fios.  

Passar a mão nos cabelos aumenta a oleosidade.
Verdade. Os resíduos presentes nas mãos aumentam a oleosidade dos cabelos, deixando-os mais sujos e consequentemente com um aspeto mais gorduroso.

Quem tem cabelo oleoso não pode usar leave-in.
Mentira. A oleosidade só aumenta se o produto for passado na raiz dos cabelos. Quando aplicado do meio até a raiz, o leave in potencia o brilho e deixa o cabelo protegido contra o excesso de poluição e os raios ultravioletas.

Aplicar talco ajuda a disfarçar o problema da oleosidade.
Verdade. O talco tem o poder de disfarçar o efeito oleoso dos cabelos.  

Os cabelos oleosos crescem mais rápido.
Mentira. O crescimento dos cabelos está diretamente ligado ao DNA e a alimentação. O facto de serem oleosos ou secos não interfere no crescimento dos mesmos.  

A caspa é uma característica exclusiva dos cabelos oleosos.
Mentira. A caspa está ligada a problemas do couro cabeludo em geral e não necessariamente ao couro cabeludo oleoso em particular. Mas o excesso de oleosidade pode favorecer o aparecimento da caspa, principalmente se houver resíduos de shampoo e condicionador na cabeça. Usar secador e evitar dormir com os cabelos molhados contribui para diminuir a caspa.  

Lenços e bonés aumentam a oleosidade.
Verdade. Quando o couro cabeludo é abafado, dá-se um aumento da produção natural do óleo. Quem já apresenta o problema deve evitar o uso destes acessórios. Faça uma trança mais solta ou um rabo de cavalo, ambos os penteados sem repuxar o couro cabeludo para não o estimular. 

Os cabelos oleosos não precisam de hidratação.
Mentira. Os cabelos oleosos também precisam de hidratação, principalmente para evitar o enfraquecimento dos fios. O ideal é usar produtos específicos e aplicar somente do meio até as pontas.

1 comentário:

  1. Anónimo7/2/16 12:50

    Muito bom post. Pensava que lavar o cabelo todos os dias era pior, mas não. Obrigada pela informação. Beijinho :)

    ResponderEliminar

Exprime o que te vai na alma ♥