sábado, 26 de dezembro de 2015

Como prolongar a validade da maquilhagem

 :
Foto Pinterest

Todos os produtos de maquilhagem são obrigados a ter prazos de validade, sendo evidente que é importante respeitá-los. Mas por vezes podemos encará-los apenas como uma referência, já que com alguns cuidados de conservação é possível prolongar a sua durabilidade e mantê-los sempre em bom estado.
De qualquer forma, deixem-me alertar que há certos itens de maquilhagem com os quais não devemos arriscar. É o caso das máscaras de pestanas, dos lápis dos olhos e das sombras, produtos básicos de um kit de maquilhagem de muitas mulheres que acabam por ser os mais perigosos, pois estamos a falar dos olhos, a zona mais sensível do nosso rosto. Por isso, utilizar estes produtos em más condições de conservação pode trazer problemas, como alergias, inflamações e irritações na zona ocular.
Exceções à parte, existem de facto alguns truques que permitem não só manter os produtos de maquilhagem nas melhores condições ainda dentro prazo de validade, como torná-los mais duradouros.
  1. Cuidados com a temperatura. Evitem expor os produtos de maquilhagem diretamente à luz solar e tenham o cuidado de os manter em locais frescos e secos. Aliás, se deixarem o vosso estojo de maquilhagem dentro do carro podem mesmo esquecer o prazo de validade, porque tudo se irá estragar muito mais rapidamente. E atenção: as casas de banho também não são opção, porque a humidade gerada com o vapor dos banhos faz com que os produtos se estraguem mais rapidamente e propiciam uma maior proliferação de bactérias.
  2. Escolham bem as embalagens. Outro truque que ajuda a conservar melhor a nossa maquilhagem está relacionado com a escolha das embalagens. Assim, caso estejamos a falar de produtos em creme, optem por tudo o que seja em bisnaga ou pump. As embalagens que são necessárias abrir, implicando que o produto fique em contacto com o ar, são de evitar. No caso dos produtos em pó, como as sombras, este truque não se aplica, pois qualquer que seja a embalagem os produtos irão estar sempre expostos. De qualquer forma, os cremes são muito mais suscetíveis de se deteriorarem e ganharem bactérias do que os pós.
  3. Desinfetem a vossa maquilhagem. Utilizem álcool de 60 a 70 volumes para desinfetar a maquilhagem e coloquem-no numa embalagem com vaporizador. No que diz respeito aos produtos de composição em pó, abram as embalagens e vaporizem-nos a uma distância de cerca de 15/20 cm, deixando-os a arejar durante umas horas, num espaço aberto, protegido da luz solar e seco. No que diz respeito aos produtos em creme, tais como as bases em sticks, batons, lápis, etc., humedeçam um lenço com o álcool e passem-no em todo o produto.
  4. Tenham cuidado com o método de aplicação. Mantenham sempre os vossos pincéis e esponjas bem limpos e higienizados, pois isso também irá influenciar a duração da maquilhagem. Por outro lado, em vez de utilizarem os dedos para retirar os produtos em creme, usem sempre uma espátula.
Foto sem direitos de livre utilização
Com estes pequenos truques vão ver que a vossa maquilhagem irá durar muito mais tempo e estará sempre no melhor estado de conservação.
De qualquer forma, é importante estarmos sempre atentas aos nossos cosméticos e nunca utilizar produtos com um aspeto duvidoso, mesmo que esteja dentro do prazo. Assim, se detetarem que a maquilhagem está de alguma forma alterada, quer a nível da cor, da textura, do cheiro e até de reação que provocam, deitem tudo fora, pois já não estarão seguros para a vossa pele. Não esqueçam: a utilização de maquilhagem em más condições pode ser um meio favorável à proliferação de bactérias e fungos, podendo ocasionar alergias, contaminação e infeções, sobretudo – como já mencionei - na área dos olhos.
Quando é que os devemos deitar os nossos produtos de maquilhagem fora?
  • Bases e corretores: vejam se eles mudam de cor, consistência, cheiro e textura, nomeadamente se ficam mais escuros ou se a sua composição parece estar a separar-se e é preciso misturá-los antes de aplicá-los para ficarem uniformes.
  • Batons e glosses: tenham atenção ao cheiro dos batons e vejam se ficam secos. Em relação ao gloss, geralmente muda de textura.
  • Pós, blush, iluminadores, bases em pós: apesar dos produtos em pó serem os mais duradouros, também se estragam. Vejam se ficam muito duros ou difíceis de aplicar ou parecem pigmentados, com alterações de cor, ou com uma espécie de pontos brancos (semelhantes ao bolor).
  • Sombras/blush/primer/eyeliners líquidos ou em cremes: os mais líquidos costumam perder a cor e ficam com uma textura estranha. No caso dos cremes, ficam mais duros e secos.
  • Sombras em pó e máscara de pestanas: quando as sombras estão estragadas elas começam a ficar muito duras e difíceis de aplicar. Em relação à máscara, fica com um cheiro diferente, seca, fica com grumos e torna-se difícil de aplicar.
Para finalizar, e apesar de todos os produtos terem prazos de validade, aqui fica uma ideia dos prazos médios de durabilidade de cada um deles:

  • Máscara de pestanas e eyeliner: 3 a 6 meses
  • Lápis de olhos: 2 anos
  • Sombras: 2 anos
  • Batom e gloss: 1 a 2 anos
  • Produtos em Pó: 2 anos
  • Bases (líquidas ou cremosas): 1 ano a 1 ano e meio

Post by Zaask

4 comentários:

  1. Realmente útil! Eu às vezes penso se a validade não é também uma maneira de os senhores da cosmética ganharem mais dinheiro. Estou sempre atenta a esses detalhes que dizes no fim e, por exemplo, tenho um BB Cream que ainda está em ótimas condições passado mais de 1 ano e meio...! Se calhar devia ter mais cuidado, mas se não se nota diferenças, acho que é um desperdício mandar para o lixo! Beijinho,
    NOVA PUBLICAÇÃO >> clica aqui
    neptunesecrets.blogspot.pt // facebook // GIVEAWAY

    ResponderEliminar
  2. Gostei das dicas, muito úteis!

    http://missweetie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Dicas fantásticas e muito úteis obrigada ! :D
    Beijinhos **
    Rita Veiga

    http://bethechangedoit.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Exprime o que te vai na alma ♥