terça-feira, 15 de setembro de 2015

Dicas Embelleze #1

Verdades e Mentiras sobre a Queda de Cabelo 


Como sabem o blog estabeleceu parceria com a Embelleze. Assim, hoje venho trazer-vos alguma informação sobre a queda de cabelo. Espero que vos seja útil.

Como saber se a queda de cabelo está a ser exagerada? 
O normal é caírem até 100 fios de cabelo por dia. Observe se aparecem apenas na casa de banho, especialmente quando se penteia ou lava o cabelo, ou se estão a aparecer em toda a casa (no chão, na almofada, por toda a roupa).

Quais são as causas? 
Várias. Desde a predisposição genética, a oleosidade excessiva do couro cabeludo, ou doenças que afetam esta área, até aos maus tratos (como pentear o cabelo de forma agressiva sem um creme primeiramente aplicado), dormir de cabelo molhado e tomar banho com água muito quente.

A alimentação interfere? 
Sim. A anemia por falta de ferro é uma das causas mais importantes da queda de cabelo. 

Pentear o cabelo molhado acelera a queda? 
Sim. O cabelo fica mais frágil quando está húmido e se o pentear sem um creme, óleo térmico ou serum, a tendência é para criar mais dificuldade a desembaraçar os fios, acabando por quebrá-los, uma vez que o trauma afeta a raiz, ocasionando a queda. Se usar o cabelo apanhado por longos períodos de tempo e de forma agressiva, o resultado não pode ser bom. Não penteie o cabelo no banho. Seque-o com uma toalha e só depois o desembarace com um pente de dentes largos, começando pelas pontas. Se tiver mesmo de prender o cabelo, faça-o apenas quando estiver seco e sem o repuxar em demasia.

Dormir com o cabelo molhado faz mal? 
Se costuma deitar-se de cabelo molhado... é melhor rever esta prática. Mais fragilizados, os fios de cabelo tentem a quebrar-se com o atrito da almofada. O couro cabeludo fica abafado, demorando para secar, favorecendo a proliferação de fungos e o aparecimento de caspa, entre outras doenças que levam à queda do cabelo. 

Lavar o cabelo todos os dias ajuda ou atrapalha? 
Esta ação não causa a queda, a não ser que o faça com água a ferver. A água extremamente quente além de estimular a desidratação do couro cabeludo, promove a oleosidade.

Cortar as pontas com frequência fortalece os fios? 
Esta é uma crença muito difundida, mas sem fundamento científico. O corte elimina as pontas estragadas e as áreas danificadas do cabelo, promovendo um aspeto mais saudável e um toque mais macio, pois o cabelo mais antigo, e geralmente mais seco, foi cortado. Mas não influencia o ritmo do crescimento dos fios, que é em média um centímetro por mês

Cortar o cabelo quando a Lua está em fase crescente ajuda o cabelo crescer mais rápido?
Esta é outra teoria que não está comprovada. Mas uma vez que a Lua influencia vários ciclos da natureza da mulher, este pode, eventualmente, ser mais um. Mal não faz, por isso se preferir, vá em frente!

1 comentário:

  1. Adorei o post!!

    Mil beijinhos,
    http://smileandbeforeverbeautiful.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Exprime o que te vai na alma ♥